Casa de Espíritos

sexta-feira, junho 22, 2007

Marisa





E, finalmente, Marisa. Quando lançou os seus dois últimos álbuns, assim, de enfiada, Infinito Particular e Universo ao Meu Redor, só comprei um, o primeiro. Entretanto, já alguns meses, fui ao concerto (lindo!) e esta semana não resisti e comprei o Universo em Meu Redor. Tenho todos os álbuns da Marisa Monte e tenho de dizer que esta mulher parece estar cada vez melhor com o passar do tempo. E eu adoro todos os outros! A sua capacidade para compor músicas (a sua maioria com a parceria dos seus tribalistas Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes) simples é cada vez mais notável. Essa capacidade de se escrever sobre o amor, o amorzinho, a paixão e até sobre a solidão, sobre o que sentimos, todos, com uma lagriminha ao som do cavaquinho é incrível… As letras são uma delícia. Só lendo e ouvindo… De referir que tanto Infinito Particular e Universo em Meu Redor rnderam a Marisa um Grammy Latino, para além de outros prémios de música brasileira.

Alguns excertos de um álbum lindo:

Quatro Paredes

“Eu só não te convido para dançar/ porque o assunto que eu quero contigo é em particular/há tempos tento encontrar bom momento/alguma ocasião propícia/ para que eu possa pegar em sua mão/ olhar nos olhos teus/ seria bom, quatro paredes, eu, você e deus// Procuro explicar o meu sentimento/ e só consigo encontrar palavras que não existem no dicionário/ Você bem que podia entender meu vocabulário…”

A alma e a matéria
Procuro nas coisas vagas ciência/Eu movo dezenas de músculos para sorrir/ Nos poros a contrair, nas pétalas do jasmim/Com a brisa que vem roçar da outra margem do mar //
Procuro na paisagem cadência/Os átomos coreografam a grama do chão/Na pele braile pra ler na superfície de mim/Milímetros de prazer, quilômetros de paixão // Vem pra esse mundo,
Deus quer nascer/Há algo invisível e encantado entre eu e você/E a alma aproveita pra ser a matéria e viver



Satisfeito
Você me deixou satisfeito/Nunca vi deixar alguém assim/Você me livrou do preconceito de partir//Agora me sinto feliz aqui/Quem foi que disse que é impossível ser feliz sozinho/Vivo tranqüilo, a liberdade é quem me faz carinho/No meu caminho não tem pedras nem espinhos/Eu durmo sereno e acordo/Com o canto dos passarinhos/Eu durmo sereno e acordo/Com o canto dos passarinhos